img
Notícia - Notícia
13/09/2009
Ivan Kupalo vence Festival Internacional de Dança Folclórica
Nos dias 12 e 13 de setembro o grupo de dança ucraniana Ivan Kupalo esteve em Criciúma, Santa Catarina, participando do Festival Internacional de Dança Folclórica. O festival reuniu grupos diversos como afrodescendentes, italianos, poloneses, ucranianos, alemães, espanhóis, russos, entre outros vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O festival fazia parte de uma semana denominada Festa das Etnias, que acontece todo ano na cidade.

De acordo com Marcelo Vecelovicz, vice-presidente do grupo e relações públicas, o grupo realizou duas apresentações, uma no sábado e outra no domingo, cada uma com duração de 15 minutos, sendo apresentadas duas coreografias no sábado e três no domingo. O responsável pelas coreografias foi Lucas Ruteski.

Marcelo revela que a apresentação do sábado foi muito emocionante, pois o grupo foi um dos últimos a se apresentar antes da entrada do Ballet Bolshoi, que possui uma escola em Joinville e realizou um espetáculo de encerramento no sábado, o que levou um público muito grande ao local.

“A participação do grupo foi bem extrovertida. Fizemos bastante contatos com o pessoal e isso acabou rendendo dois convites para ano que vem. Toda a apresentação que a gente participa não vamos pra ir lá dançar. A gente vai para conhecer outras culturas, se inteirar com eles, trocar experiências, contatos”, revela Vecelovicz.

Outra característica do festival, segundo Vecelovicz, era o fluxo constante de pessoas que permitia um público diferente a cada apresentação. “Por ser uma feira, eles montaram um palco bem no meio dela e colocaram cadeiras. Então o pessoal vinha, sentava, assistia a uma das apresentações e ia passear, em seguida vinha outro pessoal”, conta o vice-presidente.

Para Pedro Elio Grocosky, que esteve acompanhando o grupo, isso possibilitou que as apresentações não se tornassem cansativas nem para o público e nem para os dançarinos. “Eles diversificaram bastante o local. Então quem veio assistir a apresentação no sábado era diferente de quem veio assistir no domingo”, diz.

Entre os 17 grupos classificados, o grupo Ivan Kupalo ficou com o primeiro lugar no festival na modalidade dança folclórica de domínio popular.
 
Para que fosse possível a participação do grupo, foi necessário o apoio de “amigos da cultura ucraniana” , como define o vice-presidente, que são empresas que auxiliam o grupo financeiramente. Esse apoio não vem de um grupo fixo de amigos, mas é sempre diversificado. Assim, além de apoiar o grupo, leva o nome das empresas para as apresentações como apoiadores da cultura local.

Além dessa colaboração, o grupo também realiza eventos para angariar fundos e custear as despesas com viagens e roupas, como a Noite Ucraniana, um jantar típico com apresentações do grupo, que deverá acontecer em breve.
 
Atualmente o grupo conta com aproximadamente 50 componentes, divididos nas categorias: adulto, juvenil e infantil. O grupo adulto conta com 22 componentes no total, mas apenas 17 participaram do festival.

A diretoria e acompanhantes parabenizam o grupo pela belíssima apresentação realizada.

Texto: CÍNTIA SYNDERSKI, DA REDAÇÃO


Fonte: http://www.hojecentrosul.com.br/hoje/geral/ivan-kupalo-vence-festival-internacional-dan-folcl-rica
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img