img
Notícia - O evento emocionou a todos os presentes com a apresentação do grupo folclórico
03/12/2009
IV Noite Ucraniana: A Lenda de Ivan Kupalo
A IV Noite Ucraniana foi realizada no último sábado (14) no Salão de Festas da Paróquia Imaculado Coração de Maria. O evento organizado pelo Grupo Folclórico Ivan Kupalo teve início com um jantar típico e logo após a apresentação da Lenda de Ivan Kupalo e das danças do grupo, que emocionaram a todos que se fizerem presentes.
 
Durante a noite o presidente do Ivan Kupalo, Antonio Luiz Lekki, recebeu uma homenagem dos integrantes do grupo pelo trabalho que vem realizando. “Queremos mostrar durante esta noite um pouco do trabalho que estamos realizando e fazer com que se propague a energia da dança ucraniana”, afirma Lekki.

Também estiveram presentes o secretário de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski e o vereador Rafael Felipe Lucas, que recebeu flores dos integrantes do grupo como agradecimento ao apoio que tanto o Legislativo, como o Executivo Municipal vem prestando.
 
Após as homenagens foi servido como prato de entrada o borstch, que é uma sopa de beterraba com repolho, acompanhado de broa de centeio e nata. O jantar contou com os pratos típicos como perohe (pirogue) e holopti (charuto), além de leitão assado, arroz e saladas. Para a sobremesa o prato escolhido foi o kutiá, que são grãos de trigo cozidos com leite e adoçados com açúcar ou leite condensado.

Mas, a atração principal foi sem dúvida a apresentação das danças que teve início com a leitura da lenda de Ivan Kupalo. Logo depois, todos os integrantes subiram ao palco e se emocionaram com os aplausos do público. Para encerrar a noite, foi realizado um baile de confraternização.

Texto e fotos: MARINA LUKAVY, DA REDAÇÃO.

A Lenda de Ivan Kupalo

“É noite de festa. Jovens de toda a aldeia encontram-se nesta noite mágica. Cantando, trilham o caminho para ir de encontro àquele que tem o poder de trazer-lhes amor e fertilidade. No campo, a fogueira de Kupalo, cultuado por todos como sendo deus de fertilidade e paixão, arde como um símbolo sagrado. Ao redor dela a festa se inicia. As brincadeiras joviais somam-se à alegria de todos ao celebrar o solstício de Kupalo. As moças trazem suas vinótchoks floridas para atirar ao rio, esperando que a correnteza as leve e retorne com um jovem amor. Enquanto isso, os rapazes pulam vigorosamente a fogueira, no mesmo intuito de encontrar sua alma gêmea. Rodeados por ninfas benfazejas, no fim da festa os mesmos jovens queimam aqueles que são os bonecos que representam o deus Kupalo e sua companheira divina, Marená, no intuito de que o ardor das chamas eleve seus pedidos ao casal sagrado, como num ato de magia e encanto. 

Abençoados agora por Kupalo e com a esperança de que a fogueira mágica trará para eles um amor infinito, retornam à aldeia, envoltos numa aura misteriosa que somente quem celebrou a festa de Ivan Kupalo pode sentir. E é sob o brilho desta aura que convidamos todos hoje a dançar conosco na festa de Kupalo, brindando a vida e suas belezas.

Vindo de terras distantes, o povo ucraniano vem saudar o público esta noite. Das planas e verdes regiões de Poltava, centro da Terra Mãe, chegam com típicos trajes coloridos e exuberantes, ornados pelas fitas graciosas pendentes das coroas de flores das meninas e calçados com o vermelho vivo das botas, estampando o sorriso na face jovem. Descendo dos montes cárpatos o povo hutsule, com seus ágeis e vigorosos passos, saúdam os visitantes, sempre com muita felicidade. Todos, seja das planícies de Poltava, seja dos picos dos montes cárpatos, vêm cumprimentar o público oferecendo o pão e o sal, como símbolo de amizade e fartura. Vários povos de uma mesma nação dançando o Previt”.

Texto: GABRIEL MARAVIESKI (DANÇARINO E COREÓGRAFO DAS MODALIDADES INFANTIL E JUVENIL)


Fonte: http://www.hojecentrosul.com.br/hoje/especial/iv-noite-ucraniana-lenda-ivan-kupalo
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img