img
Notícia - Visita Ministro
14/12/2009
Ministro da Cultura da Ucrânia visita Irati
O prefeito Sergio Stoklos e a vice-prefeita Marisa Massa Lucas recepcionaram no último sábado (dia 11), o ministro de Cultura e Turismo da Ucrânia, Vasyl Vovkun. Acompanhado da consulesa da Ucrânia no Paraná, Larysa Myronenko, e de outros integrantes de sua delegação, o ministro fez uma rápida passagem por Irati, onde pode apreciar a manutenção das tradições da etnia de seu país através dos descendentes de ucranianos que moram na região e do Grupo Folclórico Ivan Kupalo, que foi representado por integrantes trajados com roupas típicas. 

O ministro está percorrendo os principais municípios que contam com comunidades de descendentes desta etnia, visando os preparativos para as comemorações de 120 anos de imigração ucraniana no Brasil que começam em 2010 e terão o ponto máximo em 2011. Na oportunidade Vasyl Vovkun foi recepcionado também pelo deputado estadual Felipe Lucas, por autoridades e imprensa locais e levou, como brinde, materiais ilustrativos sobre o município e amostras do artesanato local. Como manda a tradição ucraniana as visitas ilustres foram saudadas com pão e sal, símbolos da amizade, da paz, da riqueza e da fartura da terra ucraniana.

Stoklos destaca importância da etnia em Irati

O prefeito Sergio Stoklos, ao recepcionar a comitiva ucraniana, destacou que “Irati deve muito à etnia ucraniana, que está agregada à sua cultura e costumes, e que precisa continuar devendo, a fim de que se estabeleça um intercâmbio entre a Ucrânia e a comunidade que aqui existe”. Stoklos fez também um resumo da importância da imigração ucraniana na história da colonização de Irati e a força que representou para o progresso do município. A consulesa da Ucrânia no Paraná, Larysa Myronenko, serviu de intérprete entre as duas línguas, e transmitiu as palavras do prefeito ao ministro que, por sua vez, enfatizou que “Irati deve ser incluído na programação das comemorações de 120 anos de imigração ucraniana no Brasil”.

Ministro propõe marco étnico

O ministro da Cultura comentou que um encontro no início do mês entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia em seu país, já havia resultado em um acordo para incentivo recíproco da cultura entre os dois países e que, no caso do Brasil, já está sendo elaborado um programa de auxílio aos descendentes de ucranianos que mantém grupos folclóricos e outras atividades tradicionais, para compra de trajes e instrumentos musicais, entre outros. Além de incluir Irati no programa comemorativo de 120 anos de imigração ucraniana no Brasil, o ministro propôs ao prefeito Sergio Stoklos outro marco internacional de fraternidade entre as etnias ucraniana e brasileira a ser implantado no município: a edificação de um monumento com a imagem do maior poeta ucraniano de todos os tempos. Trata-se do poeta, pintor e desenhista, Taras Shevchenko, fundador da literatura moderna ucraniana, humanista e visionário da Ucrânia moderna que, inclusive tem uma imagem na Praça da Ucrânia, em Curitiba. Encerrando o evento, o prefeito Sergio Stoklos ganhou como presente da delegação, uma vestimenta típica ucraniana.


Fonte: http://www.irati.pr.gov.br/noticias/noticia.asp?id=2188
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img