img
Notícia - Síntese
16/02/2011
38º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira

Logotipo do 38º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira

Nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2011, realizou-se, nas dependências da Comunidade Ucraniana Nossa Senhora da Glória, e na Comunidade Ucraniana Exaltação da Santa Cruz em Rio das Antas, ambos na cidade de Cruz Machado – PR, o XXXVIII Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, tendo como tema principal, “Os 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil”, e como lema “Venceram pela fé”. 
O Congresso, em sua abertura, iniciou com a composição da mesa com as autoridades presentes e com a execução dos hinos nacionais do Brasil, da Ucrânia e com o hino da Juventude “Me rostém”. Então as autoridades se pronunciaram a respeito deste acontecimento.

Autoridades

Sendo desfeita a mesa, deu-se início a primeira palestra com a professora Oksana Borushenko, sobre o tema dos 120 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil. Nesta palestra a prof. Oksana retratou fatos sobre a imigração, como, por exemplo, os motivos da imigração, as condições da viagem, o nível intelectual dos imigrantes e sobre a realidade encontrada no Brasil, e o desenvolvimento das comunidades. 

Na sequência a Cônsul da Ucrânia no Brasil Larissa Mironenko expôs as relações atuais entre Brasil e Ucrânia.
Após foi passado um documentário sobre a poetisa Helena Kolody, personagem reconhecida na literatura brasileira, descende de ucranianos e nascida naquela comunidade (Cruz Machado).

Congressistas

Após o almoço, aconteceram quatro oficinas simultaneamente, sendo os congressistas divididos em equipes, conforme a opção escolhida no ato da inscrição. As oficinas foram sobre os seguintes temas: Arquitetura Popular, ministrada pelo presidente da AJUB, Felipe Oresten; Culinária, ministrada pela professora Eugênia Osatchuk, de Rio Azul-PR; Cultura, ministrada pelo Bispo Dom Daniel Kozlinski; Iconografia, ministrada pela Irmã Silvia, SMI; Turismo, ministrada pelo Sr Sérgio Maciura da empresa Dnipró Gold.

Uma das oficinas do Congresso

No final das oficinas, os jovens discutiram e responderam às perguntas referentes à manutenção da cultura ucraniana, que. Em seguida, as respostas foram expostas em plenário, e vieram, posteriormente, a originar as metas concretas para realização nas comunidades. Para a realização destas metas foram convidados representantes dos grupos das oficinas, e pessoas que tem envolvimento no trabalho com a juventude. 

Apresentação do Grupo Folclórico Spomen de Mallet - PR

Após o jantar, realizou-se a noite cultural, na qual se apresentou o grupo folclórico Spomen de Mallet, o grupo de teatro Orel também de Mallet, uma dupla que compôs uma canção sobre os 120 da imigração ucraniana no Brasil, e alguns jovens que declamaram poesias. Em seguida, houve um momento de dança, com musicas populares ucranianas e gaúchas.

Apresentação do Grupo de Teatro Orel de Mallet - PR

No domingo, após o café aconteceu o plenário da AJUB. Neste plenário (Assembléia) se apresentou a situação atual da AJUB, e de modo especial, o advogado Dr. Andreiv Choma, expos o fato de que a AJUB teve o seu estatuto reformulado, com base do primeiro estatuto. Este estatuto foi aprovado pelos presentes, e então seria devidamente registrado em cartório, passando então, a AJUB a ser uma associação reconhecida pela lei brasileira.

Divina Liturgia na Igreja Exaltação da Santa Cruz - Rio das Antas - Cruz Machado - PR

Então os congressistas seguiram para a comunidade de Rio das Antas. Na Igreja a Irmã Josafata Pachecheny, SMI ministrou uma palestra sobre a história da Irmã Ambrósia Sabatovicz, SMI, que está em processo de beatificação pela Igreja Católica. Em seguida teve a celebração religiosa (Divina Liturgia), celebrada pelos Bispos e padres presentes.

Mohela

Após o almoço, foi feita a escolha da sede do próximo congresso (Prudentópolis), a exposição de três metas, oriundas das respostas apresentadas no plenário do dia anterior. Houve um momento de agradecimentos e o encerramento do congresso.

Agradecimentos

A comissão organizadora do 38º Congresso está de parabéns, pela excelente organização e promoção deste evento. Com certeza, o evento foi um ótimo incentivo de preservação e manutenção da cultura ucraniana, e trará importantes frutos para a juventude ucraniana no Brasil.

Agradecimentos

METAS DO 38º CONJUB 

Durante as oficinas do 38º Congresso, foram discutidas algumas questões entre os grupos, cujas respostas, posteriormente explanadas, deram origem a três metas. Estas metas foram assumidas pelos congressistas e serão estendidas para as comunidades que não tiveram representantes no congresso.

1ª - Valorização da cultura ucraniana. Devemos nos orgulhar e valorizar o fato de sermos ucranianos, seja por descendência ou por simpatia. É uma cultura rica e preciosa. Como sinal de valorização, usemos o slogan: “Tenho orgulho de ser ucraniano”.

2ª - Aprendizado da língua ucraniana. Buscar o aprendizado da língua ucraniana a partir da sua realidade. Aprender palavras elementares, “de sobrevivência”, utilizadas no dia-a-dia, como, por exemplo, saudações, cumprimentos, nome de objetos, características, entre outras. O compromisso desta meta é que cada comunidade organize e mantenha um curso de língua ucraniana.

3ª - Realizar um trabalho de divulgação da cultura ucraniana em sua comunidade. Podem ser realizadas festas temáticas, tais como: almoço ou jantar do Perohê, Sviatêi Vétchir (ceia de natal), Sviatchéne (café de Páscoa), ou outras refeições típicas, as quais podem, inclusive, servir de meio de arrecadação de recursos para manutenção do grupo, ou do curso de língua ucraniana, ou talvez do pagamento da taxa de inscrição do próximo congresso. Outras sugestões: elaboração de materiais impressos (livros, panfletos), ou publicações online (site, blog); formação de um coral; grupo de dança; enfim, de algum meio de divulgação da cultura ucraniana.

O 39º Congresso da Juventude Ucraíno Brasileira será realizado em Prudentópolis - PR, com data a definir. Neste, as metas acima descritas devem ser apresentadas em forma de mural, ou painel, ou folder, ou banner, para que cada grupo possa partilhar com os congressistas o trabalho desenvolvido. Portanto, é importante registrar a realização destas metas com dados escritos e por meio de fotografias, slide show, vídeos, etc.

Turma de Prudentópolis - sediantes do próximo Congresso (2012)



Fonte: http://www.caminhonovo.org/modules/news/article.php?storyid=472
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img