img
Notícia - Semana Nacional da Família 2013
12/08/2013
Semana Nacional da Família 2013

“O tema deste ano é um dos mais importantes para a família que quer ver os filhos crescendo em sabedoria, estatura e graça como o evangelho de Jesus fala (cf Lc 2, 52)” (Dom João Carlos Petrini).

A Pastoral Familiar e o Setor Vida e Família da CNBB, organizam e promovem desde 1992, a Semana Nacional da Família. Segundo Dom Canísio Klaus, “esta iniciativa quer ser uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa na defesa e promoção da família”. A Semana da Família celebrada sempre na semana seguinte ao Dia dos Pais, quer salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido colocada em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso é fundamental um olhar atento dirigido à família, “maior patrimônio da humanidade”. Colocando-se como um precioso instrumento para relacionamento entre pais e filhos, o tema desse ano fala da educação na fé cristã, sendo “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”.

“A Família de Nazaré onde viviam Jesus, Maria e José é luz para toda família cristã. Ela se tornou também símbolo da vida quotidiana que marca a existência de cada família que procura viver de jeito simples e modesto. Que as mães pareçam com Maria, os pais com José e que cada um de nós com Jesus de Nazaré, e assim possamos fortalecer os nossos laços familiares. Em meio a tantos perigos e ameaças atuais é forte a banalização dos valores em nossas casas. Hoje queremos nos espelhar na Sagrada Família de Nazaré onde encontramos as belas virtudes que trazem a felicidade e a realização humana. “Queremos Senhor, nos comprometer em confessar a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde somos chamados a dar testemunho do nosso ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados” ” ( Porta Fidei, 13).
O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), rezou pedindo para que as famílias “continuem a ser berço onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, ama e respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.

O Documento de Aparecida (nº 302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola da fé”, “o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”. E garante que “Deus ama nossas famílias, apesar de tantas feridas e divisões. A presença invocada de Cristo através da oração em família nos ajuda a superar os problemas, a curar as feridas e abre caminhos de esperança” (DA, nº 119).

O portal comunidadeucraniana convida a todos a aproveitar a semana para intensificar a oração pelas famílias, pedindo para que as famílias não percam de vista a sua dignidade e missão de ser a primeira escola das virtudes cristãs e civis de que a sociedade tem necessidade. E felicita a todas as famílias ucranianas iratienses pela Semana Nacional da Família!

Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img