img
Notícia - Dia do Religioso e Religiosa
16/08/2013
Dia do Religioso e Religiosa
O Papa João Paulo II definiu a Vida Consagrada como: “uma vida profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de Nosso Senhor. Ela é um dom de Deus para a sua Igreja, por meio do Espírito Santo. A profissão dos conselhos evangélicos, característica da Vida Consagrada, faz com que os traços de Jesus pobre, casto, obediente, adquiram especial visibilidade no meio do mundo. A vivência dos conselhos evangélicos atrai o olhar dos fiéis para o mistério do Reino de Deus atuante na história com a sua plena realização no fim dos tempos”. (Exortação Apostólica pós sinodal –“VIDA CONSECRATA” – 1996 - João Paulo II – nº 1).

A Vida Consagrada é um caminho de especial seguimento de Cristo. É um deixar tudo para estar com Cristo e colocar-se com Ele ao serviço de Deus e dos irmãos. É entrega total ao Senhor da vida, é acolhimento total de Cristo na própria vida e na vida da Igreja. O consagrado, a consagrada faz de Cristo o sentido total da própria vida; preocupa-se em reproduzir, na medida do possível, “aquela forma de vida que o Filho de Deus assumiu ao entrar no mundo” (LG 44). Às pessoas de vida consagrada Cristo pede uma adesão total, que implica o abandono de tudo, para viver na intimidade com Ele e segui-Lo para onde quer que Ele vá.
Para melhor servir o povo de Deus com dedicação total, os religiosos assumem o compromisso de viver a castidade, pobreza e obediência, por livre vontade, reconhecendo que o único protagonista deste acontecimento é o Senhor, pois, estes votos somente ganham sentido se forem assumidos por amor a Jesus e por amor ao povo de Deus.

O papa Bento XVI lembrou aos consagrados que o mundo tem necessidade de Deus, mas não de um Deus qualquer, mas do Deus de Jesus Cristo, do Deus que se fez carne e sangue, que nos amou a ponto de morrer por nós, que ressuscitou e criou em si mesmo um espaço para o homem. Este Deus deve viver em nós, e nós nele.

Aceitem, nesse terceiro domingo do mês vocacional, o nosso abraço, cheio de ternura e amor. Que neste dia, do nascente ao poente, todos os raios do sol, todos os pingos de chuva, todas as luzes da lua e das estrelas, todas as vozes, todas as mãos, todas as flores dos jardins, irradiem, reguem, iluminem, proclamem, aplaudam, enfeitem e perfumem este dia, em homenagem a vocês.

Felicitações do portal comunidadeucraniana a todas as religiosas, Servas de Maria Imaculada, de nossa comunidade ucraniana iratiense pelo Dia do Religioso e Religiosa. Que o Imaculado Coração de Maria cubra-as de benção, proteção e fé nessa árdua caminhada junto ao povo de Deus. E agradece por todo o trabalho realizado na nossa comunidade.

Adaptado de “Tenho Sede”, por Dom Pedro Brito Guimarães, disponível em www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/ministerios-ordenados/7444-dom-pedro-brito-escreve-mensagem-em-homenagem-ao-dia-do-religioso, em 18/07/2013.


Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img