img
Notícia - Mensagem de Quaresma 2011
06/03/2011
Quaresma: caminho para a vida

O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor.  É tempo para preparar a celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclarece-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais freqüência a palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC 109). (Diretório da Liturgia 2008, CNBB).

Vivenciamos um novo tempo litúrgico, a Quaresma. É um momento importante para refletirmos um pouco sobre a nossa caminhada de cristãos. No Evangelho de Mateus 6, 1-18, Jesus ensina-nos a interiorizar a observância da Quaresma. O que tornam válidos nossos sacrifícios, donativos e orações é atitude interior de conversão em relação a Deus e a nossos irmãos.

A Quaresma constitui um tempo forte conversão, de mudança de vida, tempo de assumir melhor os compromissos com Deus e a comunidade. Tempo de graça e salvação, quando nos preparamos para viver o momento mais importante do ano litúrgico: a Páscoa. A aliança definitiva do homem com Deus, a vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte.

Quaresma não é um tempo triste em que se canta e medita a Paixão e Morte de Jesus. Não é apenas um tempo de pedir perdão a Deus e fazer penitência. Lembrando o acontecimento da morte e ressurreição de Jesus, nós celebramos o novo nascimento da humanidade: a reconciliação do homem com Deus, em Cristo Jesus.

Durante a Quaresma devemos estar atentos à mensagem da Palavra de Deus. É esta Palavra que ilumina a vida e chama o cristão à conversão.

A Quaresma, através da reflexão e meditação da Palavra de Deus, da conversão e do perdão, da participação nas celebrações litúrgicas, na prática da solidariedade e do amor fraterno deve nos ajudar a sentir a presença de Deus em nossa vida.

Neste tempo quaresmal, somos chamados como Maria a oferecer o melhor perfume a Jesus, por meio da pratica das virtudes cristãs. A atitude de Maria que ungiu os pés de Jesus, mostra um reconhecimento pelo dom da vida; um amor que demonstra sua gratidão a Deus, anunciando a morte-glorificação de Jesus.

Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img