img
Notícia - Novo Arcebispo da Igreja Ucraniana Greco-Católica
27/03/2011
Sínodo dos Bispos da Igreja Ucraniana
O Sínodo dos Bispos da Igreja Ucraniana Greco-Católica, reunido em Lviv nos dias 21-24 de março, de acordo com o Código de Direito Canônico para as Igrejas Orientais e do direito particular da Igreja Greco-Católica, escolheu, como Arcebispo Mor da Igreja Ucraniana Grego-Católica Dom Sviatoslav Shevchuk (Владика Святослав Шевчук).

O Santo Padre o Papa Bento XVI confirmou e abençoou a escolha de Dom Sviatoslav pelo Sínodo dos Bispos.

O Bispo eleito, diante do Sínodo, fez a profissão de fé e a promessa de exercer fielmente o seu mandato.

A entronização de Dom Sviatoslav ao cargo de Arcebispo Mor será próximo domingo, dia 27 de março de 2011, com início as 10:00 (horário da Ucrânia), com a celebração da Divina Liturgia Pontifical, na Catedral Patriarcal Ressurreição do Senhor em Kiev. Esta celebração concluirá, oficialmente, o Sínodo Eletivo dos Bispos da Igreja Ucraniana Greco-Católica.

O Arcebispo Dom Igor Vozniak continuará na função de Administrador até o dia da entronização. Dom Igor, em nome do Sínodo dos Bispos, agradeceu ao clero, aos religiosos, e para os fiéis de toda Igreja, pelo apoio dado através das orações.

Do Sínodo Eletivo da Igreja Ucraniana Greco-Católica participaram 40 bispos, vindos da Ucrânia e também da diáspora, ou seja, da Polônia, Alemanha, França, Grã-Bretânia, Itália, EUA, Canadá, Brasil, Argentina e Austrália.

Dom Sviatoslav, atualmente, é Administrador Apostólico da Eparquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Buenos Aires, na Argentina.

A votação

A votação ocorreu de acordo com os procedimentos aceitos, validados e regulamentados em conformidade com o Código dos Cânones das Igrejas Orientais e com as leis da Igreja Ucraniana Greco-Católica.

Os membros do Sínodo fizeram um juramento solene de confidencialidade. Durante todos os dias do Sínodo, os membros permaneceram no centro de retiro, não aceitando visitantes e não se comunicaram com o mundo exterior.

Oração pelo Sínodo

Imediatamente após a convocação do Sínodo Extraordinário, o Administrador da Igreja Dom Igor dirigiu-se aos fiéis pedindo orações para o êxito do Sínodo Eleitoral.

Nos preparativos imediatos para as eleições (20 de março) os Bispos dedicaram o dia para a oração e para atividades espirituais. As reflexões deste dia foram realizadas pelo Dr Pe Bores Gudziak, reitor da Universidade Católica Ucraniana.

No dia 20 de março, às 9:00 na Catedral de São Jorge, em Lviv, foi celebrada a Divina Liturgia Pontifical, presidida pelo Administrador, Arcebispo Dom Igor Vozniak. Após a Liturgia, os padres sinodais desceram à cripta da catedral e, diante dos túmulos dos principais Metropolitas - Servo de Deus André Shepteskei, Patriarca José Slipei, e de outros Primazes da Igreja Ucraniana Greco-Católica, pediram a intercessão deles diante de Deus para o bom êxito do Sínodo.

As orações, sejam elas conjuntas ou privadas, sempre acompanhavam as reuniões sinodais. Os Bispos iniciavam o dia com a celebração da “Matina” e em seguida da “Hora Primeira”. Antes do almoço todos rezavam a “Hora Sexta”, e antes da janta as “Vésperas” – nas quartas e sextas-feiras celebravam a “Divina Liturgia dos Dons Pré-Santificados”. Diariamente, na conclusão da celebração matinal, o Bispo que era previamente designado, proferia uma meditação espiritual.

No sábado, dia 26 de março, durante a Divina Liturgia, conforme a tradição, os Bispos lembraram de todos os Arcebispos falecidos da Igreja Ucraniana Greco-Católica.

SOBRE DOM SVIATOSLAV 

Dom Sviatoslav nasceu no dia 05 de maio de 1970, em Stryi, região de Lviv (Ucrânia). 

Estudos:
- 1991-1992 - Estudou no centro de filosofia e teologia “Dom Bosco”, em Buenos Aires (Argentina);
- 1992-1994 - Estudou no Seminário Teológico de Lviv;
- 1994-1995 - Formou-se Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Roma, Itália);
- 1995-1997 - Cursou o Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Roma, Itália);
- 1997-1999 - Cursou o doutorado em Antropologia Teológica e Teologia Moral pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Roma, Itália);

Atividades Pastorais:
* 1999-2000 – Prefeito do Seminário Teológico Divino Espírito Santo em Lviv; 
* 2000-2007 – Vice-reitor do Seminário Teológico Divino Espírito Santo em Lviv; 
* 2001 – Vice-reitor da Faculdade de Teológia da Academia Teológica de Lviv;
* 2002-2005 – Chefe da Secretaria e secretário pessoal do Arcebispo Mor Dom Lhumomyr Husar;
* Em junho de 2007 – reitor do Seminário Teológico Divino Espírito Santo em Lviv; 
* 14 de janeiro de 2009 – Foi o Pe Sviatoslav foi nomeado Bispo Auxiliar da Eparquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Buenos Aires;
* 23 de março de 2009 – Foi Sagrado Bispo, em Lviv;
* 10 abril de 2010 - nomeado Administrador Apostólico da Eparquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Buenos Aires, na Argentina;

Dom Sviatoslav tem fluência nos idiomas: ucraniano, inglês, italiano, espanhol, polonês e russo.

Fonte: www.ugcc.org.ua
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img