img
Notícia - O Cardeal Lubomyr Husar renuncia por problemas de saúde
15/02/2011
Renúncia do Cardeal Ucraniano Dom Lubomyr
No dia 10 de fevereiro, Dom Lubomyr Huzar comunicou sua renúncia do cargo de Cardeal Metropolita Mor da Igreja Greco-Católica Ucraniana. Ele fez o pedido ao Papa Bento XVI quando completara 75 anos de idade.

“Hoje, quando eu já não tenho forças suficientes, quero passar o cargo para meu sucessor, o qual dará efetiva continuidade neste trabalho. Pois este não é um trabalho somente meu, pois eu não sou a chave principal. A chave é a Igreja, e a meta do nosso trabalho é o serviço à Igreja, e nós procuramos realiza-lo até quando podemos trabalhar efetivamente” – explica Dom Lubomyr.

Depois de deixar o cargo, Dom Lubomyr não tem intenção alguma de abandonar a Igreja e a comunidade. “Irei fazer aquilo que ainda posso fazer. Vou rezar pela Igreja, refletir sobre o passado, e cuidarei para que o passado da Igreja não se perca. Gostaria de fazer encontros com a juventude e também com outros grupos profissionais” – declara Dom Lubomyr. 

“Segundo as normas do Direito Canônico, até a escolha do novo Arcebispo Mor, o administrador da Igreja será o Arcebispo de Lviv, Dom Igor Vozniak. No decorrer dos próximos dois meses, acontecerá o Sínodo no qual será escolhido o novo chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana”, informou o secretário do Sínodo dos Bispos, Dom Bogdan.

Atualmente pertencem à Igreja Greco-Católica Ucraniana 5,5 milhões de fiéis que residem em território ucraniano. Outros 1,5 milhões residem em território Europeu, na América do Sul, na América do Norte e na Austrália. O Arcebispado Mor abrange 12 Eparquias (dioceses) e exarcatos. Segundo as estatísticas fornecidas pelo Departamento de Estado para questões religiosas da Ucrânia, em janeiro 2010, na Ucrânia somavam: 3597 comunidades registradas, 2347 padres, 1248 religiosos e religiosas, 3581 Igrejas, 1138 Escolas Dominicais, 105 mosteiros, 27 publicações periódicas, 15 escolas com total de 1273 alunos, dos quais a principal é a Universidade Católica.

Atualmente, pertencem ao sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana um total de 50 bispos.

Além da Eparquias da Ucrânia, pertencem: a Metropolitana de Peremysl-Varsóvia, Polônia; três exarquias - na Alemanha, França e Grã-Bretânia; duas Metropolitanas na América do Norte, sendo uma nos EUA e outra no Canadá; uma Eparquia na Argentina, em Buenos Aires; uma Eparquia no Brasil (Eparquia de São João Batista), em Curitiba; e uma Eparquia na Austrália, em Melbourne. Também existem vicariados na Romênia e comunidades na Lituânia, Letônia, Estônia, Moldávia, Áustria, Paraguai, Bielorrússia, Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Bélgica, Suíça, Cazaquistão e na Rússia.

De acordo com as normas do Direito Canônico para as Igrejas Orientais (Can 126, § 1), pelo fato do Arcebispo Mor ter pedido a renúncia, este cargo fica vacante. A renúncia acontece, de acordo com direito, por livre vontade e não por obrigação, ou seja, ao completar 75 anos de idade, ele tem o direito, se assim o desejar, de pedir a renúncia da função.

Na tarde do dia 10 de fevereiro, aconteceu a etapa definitiva de entrega do cargo de Arcebispo Maior Dom Lubomyr Husar para o administrador Dom Igor Vozniak, através da entrega do selo oficial.

Ao receber o selo, Dom Igor garantiu que irá utilizá-lo “para o bem da Igreja e do nosso povo”.

Fonte: http://www.caminhonovo.org/modules/news/article.php?storyid=470
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img