img
Notícia -
15/11/2010
V Noite Ucraniana: Um Sonho de Liberdade

No último final de semana (dia 06/11/2010), o grupo folclórico ucraniano Ivan Kupalo, de Irati, realizou a tradicional noite ucraniana, que está em sua 5ª edição.

Jantar típico combinado com um rico espetáculo de dança folclórica. Esta é a marca do evento. 

A cada ano a Noite  Ucraniana deslumbra o público com um tema diferente, neste ano, o tema foi “UM SONHO DE LIBERDADE”, nada mais que uma homenagem aos 120 anos de Imigração Ucraniana no Brasil, comemorado no ano que vem por todos os descendentes de ucranianos, que somam mais de 500 mil em todo o Brasil.

O  Sonho de  Liberdade representa a busca de um povo oprimido. Os ucranianos, ao longo de sua história, foram bastante oprimidos por seus vizinhos poloneses e russos. Seus grãos não raras às vezes, eram confiscados pelo governo. Mais tarde, com a união das repúblicas socialistas soviéticas, os ucranianos foram até proibidos de professar a sua fé, pintar suas belas e coloridas pêssankas, ou até mesmo conversar em seu idioma materno. A cabeça baixa dos dançarinos na abertura da Noite  Ucraniana, a expressão triste e judiada, a pequena mala que seguravam, retrataram bem a realidade deste povo. Porém, a alegria das danças e as cores vivas dos bordados nos trajes, mostram que o povo ucraniano supera qualquer desafio e se arma com a coragem e a esperança.

A abertura do Espetáculo retratou o trabalho na terra, os costumes e a fé dos ucranianos, bem como sua longa e incansável jornada, a passagem por países da Europa, a fuga de sua terra em busca do paraíso das delícias, como era visto o 
Brasil na época. 

Entraram em  cena 50 dançarinos, entre jovens crianças e adultos, descendentes ou apenas simpatizantes da Cultura  Ucraniana, para apresentar um show de uma hora de duração, com 10 danças folclóricas. 

Usando humor, e até drama para  compor suas coreografias, o Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo foi fundado em 1976, pelo membro da comunidade e promotor de justiça na época, Sr. Jaroslau Scrobot. O grupo teve como primeira presidente a Sra. Alzira  Choma, homenageada na  V Noite  Ucraniana por seu trabalho em meio à comunidade.

Atualmente a diretoria do  Grupo é composta por pais de integrantes, que trabalham fora dos palcos para que as apresentações, os eventos e  os ensaios 
corram bem. 

A noite ucraniana representa a preparação de um ano todo: coreografias, peças de trajes, músicas e encenações, tudo o mais inédito possível.

A diretoria tem a seguinte composição:
Presidente: Antônio Luis Lekki.
Vice-presidente: Theodoro Shreider.
Tesoureira: Eliane Nós Hykavy.
Secretário: Anísio Hykavy.

As coreografias do grupo adulto são de Lucas  Ruteski e  Andrea  Bulka Sahaiko;  e a  do grupo juvenil e infantil são de  Giéssi Assis,  Natasha  Grokoski e Rodrigo Garztka. 

Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img