img
Governador Ribas
Histórico da Igreja N. Sra. da Luz de Governador Ribas

A comunidade ucraniana de Governador Ribas teve o seu início com a chegada dos primeiros imigrantes ucranianos vindos da Galícia e Varsóvia no ano de 1928. As primeiras famílias foram: Alexandre e Julia Haliski, Simão e Maria Michalichen, Floriano e Olga Chaida, Miguel e Maria Ianovícz, Leonardo Rutkoski, Estefano e Julia Laeheski Basilio e Maria Vacelechen, Estefano e Nicolau Burel. 

Posteriormente começaram a chegar para esta comunidade famílias de outras localidades como de Colônia Marcelino, de Irati, Gonçalves Junior, Linha “B”. 

Como em todos outros lugares, estes primeiros imigrantes, também aqui encontraram grandes dificuldades. Não tinham nem um lugar para rezar. Aos poucos foram se reunindo nas famílias e marcaram como ponto de encontro para fazerem as suas orações a casa do Sr. Simão Michalichen. 

O Pe. Benedito Melnilk, OSBM ao saber de que existia uma comunidade ucraniana em Bom Jardim (Governador Ribas), começou a visitar esta comunidade e a celebrar a Santa Missa na casa do Sr. Simão e Sra. Maria. Vinha uma vez cada dois meses ou uma vez por mês, mas quando não havia a missa ucraniana, as pessoas participavam da santa Missa na igreja latina Santo Antonio em Guamirim, que ficava a 5 Km. 

Com o crescimento da comunidade, o Pe. Benedito começou a organizar as famílias e viu que havia a necessidade da construção de uma igreja, pois novas famílias vinham morar em Governador Ribas. Tendo como presidente da comissão o Sr. Alexandre Haliski, iniciou-se a campanha para a compra do material necessário para a construção. 

Foi escolhida uma comissão responsável para a campanha do material: Estefano Lacheski, Basílio Haliski e Basílio Vaurek. No ano de 1942 foi construída a primeira igreja, tendo como padroeira Natividade de Nossa Senhora, onde uma vez por mês era celebrada a Santa Missa pelo Pe. Benedito Melnik, OSBM. Quando não havia missa, a comunidade se reunia para rezar outras celebrações: Moleben, via sacra, maivka, terço comandadas pelo Sr. Alexandre Haliski. 

Nas férias de janeiro, vinha a catequista Sra. Nadia Schulhan para preparar as crianças para a Primeira Comunhão. Percebendo que somente um mês de catequese não era o suficiente, pois os jovens precisavam de apoio e também era necessário organizar o Apostolado da Oração, a comunidade agora tinha como prioridade trazer as irmãs para trabalhar aqui. Os Srs. Alexandre Haliski e Paulo Stroparo compraram em Irati uma casa e com esta madeira construíram uma casa para as irmãs. Daí o Pe Benedito solicitou à Provincial das Irmãs Servas de Maria Imaculada para mandar irmãs para esta comunidade. E no ano de 1950 chegaram as primeiras irmãs para o trabalho pastoral nesta comunidade. No início houve certa resistência da parte da prefeitura no que diz respeito de as irmãs lecionarem na escola municipal, mas também a lecionar na mesma. Junto com a casa das irmãs funcionava também o internato para crianças vindas de várias localidades para estudar. 

No ano de 1966 foi adquirido um novo terreno que era do Sr. Vitório Kerniski, num local mais plano e mais próximo da vila de Guamirim. Nesta época atendia a comunidade o Pe. Vidal Klemtchuk, OSBM e tinha como presidente da comissão o Sr. Basilio Kressan e tesoureiro o Sr. Estefano Haliski. Inicia-se a construção de igreja de madeira tendo apoio de toda a comunidade e principalmente das famílias do Srs. Estefano Haliski e Basilio Kressan. Ambos trabalharam durante 26 anos na comissão desta comunidade. A construção da nova igreja estava sob o comando do construtor o Sr. Silvestre Skrepka. Aos 18 de setembro de 1967 foi inaugurada a nova igreja e pela primeira vez foi celebrada a Santa Missa. 

As irmãs continuaram a morar no antigo local onde estava a antiga igreja que ficava a 1500 m da nova igreja. Veio uma ordem da Provincial para que as irmãs deixassem esta comunidade. Durante três anos as irmãs estavam ausentes. 

Vendo a grande falta que as irmãs faziam para o crescimento espiritual da comunidade, as famílias se reuniram e mandaram um grupo de pessoas influentes da comunidade até Prudentópolis para conversar com a Irmã Provincial Zenóbia Kmita pedindo que novamente enviasse irmãs para esta comunidade. Estas pessoas eram: Basilio Kressan, Estefano Haliski, Miguel Chaida e Basilio Haliski. Receberam como resposta da irmã Provincial que a comunidade teria que mudar a casa para perto da igreja, onde as irmãs tinham um terreno. Logo toda a comunidade se reuniu e fez a transferência da casa. Aos 19 de fevereiro de 1973 vieram as irmãs novamente para trabalhar nesta comunidade. No dia 25 de fevereiro deste mesmo ano houve a inauguração da nova casa das irmãs com a presença do Bispo D. Efraim B. Krevey, OSBM e dos Padres Emilio Dacechen e Teodoro Haliski. Até os dias de hoje as irmãs desenvolvem um grande trabalho pastoral na comunidade de Governador Ribas trabalhando com as crianças, Cruzada Eucarística, jovens e Apostolado da Oração. 

No ano de 1995, com a iniciativa do Pe. Vito Slobojian, OSBM, planejou-se a construção de uma nova igreja de alvenaria. Com o acidente do Pe. Vito em fevereiro de 1996, assume a comunidade o Pe. Januário Prestavski, OSBM (provincial dos Padres Basilianos) que leva adiante a idéia da construção. E feito o projeto e aos 06 de outubro deste mesmo ano inicia-se a construção. A comissão escolhida para a construção da igreja é a seguinte: Presidente: José Haliski, Vice presidente: José Gerba, Tesoureiro: Paulo Haliski Sobrinho, Secretário: Darei Haliski. 

Nova igreja, em alvenaria, foi inaugurada solenemente aos 09 de setembro de 2001, com a presença de Sua Excia. D. Efraim B. Krevey. Estavam presentes na celebração os padres: Eufrem Krefer, OSBM (Pároco da Paróquia Imaculado Coração De Maria de Irati e que atualmente atende a comunidade de Governador Ribas, Teodoro Haliski (Reitor do Seminário Nossa Senhora do Patrocínio em Roma), Januário Prestavski (superior de Ivaí) Vidal Klemtchik (pároco de Guarapuava e Bonifacio Zaluski (Diretor da Missões da Eparquia). A missa foi cantada pelo TRIO YAVIR de Curitiba (Catedral). Destaque nesta construção, foi o grande empenho e colaboração da família Haliski (irmãos do Pe. Teodoro Haliski), principalmente o Sr. Jose Haliski, atual presidente da comissão. 

Atende atualmente a comunidade o Pe. Luiz I. Slobojian, OSBM.
Última Atualização: 23/03/2012
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img