img
Linha B
Histórico da Igreja São José Operário de Linha B

No início da imigração das primeiras famílias ucranianas na região de Linha “B”, as pessoas se deslocavam vários quilometros a pé para participar da Santa Missa na colônia Gonçalves Júnior ou iam participar das celebrações até a cidade de Prudentópolis. 

Com a vinda das irmãs Servas de Maria Imaculada para Linha "B" no ano de 1938, as pessoas aos domingos se reuniam na escola, que era junto com a casa das irmãs, e lá rezavam nos domingos as novenas (molebem) e participavam da celebração da missa quando o padre vinha de Prudentópolis. Neste ano atendia as comunidades de Itapará, Gonçalves Júnior e Linha “B” os Padres Melécio Karninski e Benedito Melnik. Com um local apropriado para servir de escola, as irmãs também logo organizaram as crianças da região para que participassem do catecismo, fazendo o mesmo com o Apostolado da Oração e Congregação Mariana, mas o local principal onde eram realizadas as celebrações era a colônia Gonçalves Júnior, onde já existia uma comunidade melhor organizada e estruturada com urna igreja e a maioria participavam nas missas na colônia. 

Atenderam esta comunidade até o ano de 1974 os seguintes padres: Benedito Melnik, Josafat Roga, José Preima, Orestes Karpluk, Vartolomeu Sinhiuta, Pancrácio Nhunka, Bores Kocziy, Irineu Vihorenchkei, Paxomio Osintchuk, Basílio Zinko, José Martenetz, Nicolau Iwaniu. Pacivo Lozovei, Meron Baraitiuk, Eugênio Haracemtchuk, Efraim Krevey, Basilio Cembalista, Gregório Mazepa, Vidal Klemtchuk, Inácio Doroch, Inocêncio Baran. Januário Prestavski e Emilio Dacechen. 

Com o Pe. Emilio Dacechen foi construída uma nova igreja de madeira em frente do colégio das irmãs, do outro lado da estrada. A igreja media 9 x l8 metros. No dia primeiro de maio de 1974 com a presença do Eparca D. Efraim Basilio Krevey, OSBM, foi inaugurada a nova igreja São José Operário em Linha “B”. O presidente da comissão era o Sr. José Stadnik. 

Com a fundação da nova paróquia em Irati, a comunidade de Linha “B” a partir de 1990 começou a pertencer a Irati e era atendida pelos padres daquela paróquia: Padres: Vito Slobojian, Luiz Slobojian, Januário Prestavski, Geraldo Daciuk, Melécio Krauczuk. Em 1995 é escolhida uma nova comissão a qual terá corno objetivo principal construir uma nova igreja, já que a atual estava muito desgastada pelo tempo. Presidente: José Stadnik, Vice: André Strujak; Tesoureiro: Pedro Strujak; Secretários: Romão llnitski e Lucia Ilnitski. 

Aos 14 de junho de 1998, ano dedicado ao Espírito Santo acontece a benção da nova Igreja São José Operário pelo Eparca D. Efraim Basílio Krevey, OSBM. A nova igreja é de alvenaria e mede 10x20 metros. Atendeu a comunidade na época da construção e inauguração o pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria Pe. Eufrem Krevey, OSBM. A comissão da igreja na inauguração foi à mesma já citada anteriormente. 

Atualmente frequentam esta comunidade cerca de 80 famílias. O Apostolado da Oração é composto de 70 membros. As irmãs Servas de Maria Imaculada trabalham com o Apostolado da Oração, Jovens, Cruzada Eucarística e crianças. Atualmente atende esta comunidade o Pe. Paulo Markiw, OSBM
Última Atualização: 23/03/2012
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img