img
Rebouças
Histórico da Igreja Nossa Senhoras do Amparo

Na quaresma (março) do ano de 1951, sob a orientação e comando dos Revmos Padres Clemente Preima e Pedro Busko, reuniram-se na residência do Sr Demétrio Pastuch para tratar do assunto da construção da igreja para a comunidade ucraniana de Rebouças que na época era composta aproximadamente de setenta e quatro famílias. 

Neste momento foi escolhida a Diretoria e Conselho Administrativo para construção da igreja do Rito Ucraíno Católico em Rebouças. Foi escolhido por aclamação como presidente o Sr. Demetrio Pastuch; o Sr. Silvestre Brekailo como vice; o Sr. Januario Busko secretário e o Sr. Pedro Padleski escolhido como tesoureiro. 

O Conselho Administrativo foi composto na mesma data com os seguintes nomes: Srs. Estefano Lehenkei, Nicolau Demczuk,José Kutcher, Basilio Parabotchei, Nicolau Oblestchuk, Alexandre Makcernovicz, Gregório Lachman, Adam Stcherba, Estefano Vereta, Estefano Krutckevitch, João Tomás, Estefano Boroch, Paulo Bodnartchuk, Pedro Bilek e Laudemiro Pastemak. 

No mês de setembro deste mesmo ano, numa reunião da diretoria juntamente com o Pe. Pedro Busko foi marcada a primeira festa em prol da construção da igreja e a data sugerida pelo Pe. Pedro foi 07 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora do Amparo. Neste dia foi convidado o coral de Mallet para cantar a Santa Missa. Após a celebração foi bento o local e colocado uma cruz onde seria construída a igreja. 

A festa foi um sucesso. Além do lucro arrecadado com a promoção, muitos benfeitores fizeram as suas doações. Foram eles: Demétrio Pastuch, Pedro Choma, Basílio Czpak, Basílio Parabotchei, Alexandre Makcemovicz, Alexandre Temosko, Pedro Padeski, Silvestre Brekailo. Januário Busko. Miguel Abdaila Saraff, Valdomiro Operanski, Estefano Vereta, Gregório Fedaniu, Miguel Suczko, Afonso Urbitch, Gregório Lachman, Valdomiro Pasternak, Estefano Kruskevitch, Estefano Lehenkei, Nicolau Oblestchuk,Floriano Nernes, Teodoro Bartosek. Foram doadas também as entradas do cine Marambi. 

A partir do ano de 1990, esta comunidade passou a ser atendida pelos padres basilianos da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Irati. 

Em 1995, através da iniciativa do Pe. Vito Slobojian, OSBM, então pároco da Paróquia ucraniana de Irati, toda a comunidade se une para arrecadar fundos para a construção de uma nova igreja, já que a antiga estava bastante comprometida por causa da ação do tempo. 

Depois de várias campanhas, festas e ajuda da ADVENIAT, é demolida a antiga igreja e no mesmo lugar é construída a nova igreja de alvenaria medindo 22X12 metros contendo 3 cúpulas. Em 1999, a igreja já está concluída e a benção esta programada para outubro do ano 2000. A diretoria durante a construção da igreja que continua a atual é a seguinte: Presidente: Verônica Cabral, Vice: Marcos Pereira, Secretários: Luis Carlos Carvalho do Prado e Marlene Woisk Paluch, Tesoureiro: José Antochechen. Mestre de obra da construção Sr. Eugênio Wiciuk. 

Atende atualmente a comunidade o Pe. Luiz I. Slobojian, OSBM.
Última Atualização: 23/03/2012
Menu
Contato
Acompanhe
Patrocínio
img
img
img
img

Rua Barão do Rio Branco, 156

Irati/PR - Cep: 84500-000

email: paroquiaucraniana@yahoo.com.br

Fone: (42) 3422-3519

img    

 
 
img
img